“Qual o tamanho da estrutura da sua empresa? Racionalize processos e maximize recursos.”

É muito comum que no processo de crescimento da empresa sejam criados diversos níveis e cargos para atender as rápidas necessidades da organização. Revisar a estrutura organizacional periodicamente é de suma importância para distribuir melhor as responsabilidades, gerar eficácia nos diversos níveis hierárquicos e nas estratégias de remuneração.

Tão importante quanto revisar a estrutura é fazer isso sob os princípios da Governança Corporativa, agregando valor ao negócio, tornando-o mais tangível à luz de avaliadores, investidores e acionistas.

Nos estudos e mapeamentos organizacionais, trilhamos as seguintes fases:

Estrutura: visão de futuro, objetivos estratégicos, planos e metas.

Processos: processo de negócio, suporte e indicadores

Recursos: pessoas, competências, recursos financeiros, TI.

Operação: Estrutura Organizacional, políticas, papéis e responsabilidade, ferramentas de gestão e cultura.

Durante o processo realizamos análises do negócio, equacionando porte, região, produto, mercados, recursos financeiros, nível das lideranças e investimentos em Folha de Pagamento. O principal objetivo é estabelecer sinergia entre as áreas, gerando processos compactos, que refletem diretamente no “headcount” e nos “custos”.

Processo de Desenvolvimento

  • Reconhecer suas operações, entendendo a dinâmica das atividades, impactos nos negócios, Cargos, Quadro de Pessoal, resultados planejados.

  • Avaliar os processos existentes, para estruturação dos Níveis Hierárquicos, distribuição de Responsabilidades e adequação do desenho de Estrutura Organizacional que melhor atenda a empresa.

  • Distribuir os Níveis de Responsabilidades nos planos Estratégicos, Táticos e Operacionais, buscando pontos de otimização e racionalização da estrutura, a qual impactará no número de Cargos, respectivas nomenclaturas e porte da Folha de Pagamento.

  • Apresentar modelo alternativo de Estrutura Organizacional, discutindo desenho atual e proposto, baseado nas demandas e visão de futuro de curto e médio prazos, identificando ganhos de custos e performance.

  • Implantar o novo modelo, junto às Posições Chaves de comando da Empresa.

Benefícios

Agilidade de decisões.
Ganho de eficiência: melhora na divisão das responsabilidades e níveis hierárquicos (situações que inflacionam a folha de pagamento) e redução da burocracia.
Distribuição adequada do orçamento na estrutura, alinhada com as práticas estabelecidas de mercado.