Academia de Líderes

 14 de abril de 2015
Postado por Wiabiliza

Data Início:
Início imediato
Duração:
Duração Total: 96 horas
Investimento:
R$ A definir, com condições especiais para in company
Facilitador:
Lúcia Tinoco e equipe de facilitadores
Local:
In company
Data: Início imediato
Horário: das 09:00 às 18:00
  • Objetivos e Resultados Esperados

A estratégia do programa é fazer uma transição comportamental, buscando que o líder entenda e passe a valorizar seu papel como gestor. O programa parte do autoconhecimento e da expansão da perspectiva da liderança para então, focar em táticas e estratégias para obter o melhor desempenho da equipe. O líder é estimulado a explorar melhor o potencial da equipe, utilizando e desenvolvendo as competências da Liderança. É um treinamento prático e repleto de ferramentas para o desenvolvimento da Liderança.

  • A quem se destina

Este programa foi desenvolvido para o líder de pessoas e processos, o novo líder, o coordenador ou supervisor, ou o potencial líder que quer entender seus reais desafios, qualificar e ampliar suas competências essenciais para atividades de liderança em qualquer segmento ou nível de atuação.

  • Programa

1- Cenário Interno e Externo da Liderança O papel do líder
– Perfil, papel e função do novo líder século XXI;
– Desenvolver nova função, papel e perfil;
– Encontrar um novo significado para o dia a dia;
– Funções da liderança e expectativas das organizações;
– Perfil técnico versus perfil de gestão;
– Perfil do novo líder: competências comportamentais em destaque;
– Chefiar versus liderar.

2- Gestão da Mudança
– Conceito de mudar, o que, porque e para que???
– O papel da cultura organizacional no processo de mudança;
– Mudança organizacional;
– Os papéis na gestão da mudança e o ciclo da mudança;
– Resistência a mudanças;
– Tipos de resistências;
– Planejando as mudanças e melhorias na liderança;
– Líder como agente de mudança.

3- O Líder e a Equipe
– Entendendo e percebendo o clima de trabalho;
– Abordagem positiva para conflitos;
– Estilos de conflitos versus estilos de administração de conflitos;
– Como tirar proveito da diversidade da equipe;
– Influenciando o ambiente para produtividade;
– Criando um ambiente de aprendizado e crescimento;
– Alinhamento da equipe para estratégias da área e da empresa;
– Comprometendo e motivando a equipe;
– Transformando intenção em planejamento concreto.

4- Autoconhecimento
– Aplicação ferramenta de autopercepção;
– Compreendendo personalidade;
– Traços de personalidade e impacto no desempenho;
– Personalidade e inteligência emocional;
– Como lidar com os diferentes estilos demonstrando a competência interpessoal;
– Estratégias para aumentar o desempenho a partir do perfil do líder;
– Autoconhecimento e percepção das diferenças;
– Plano de ação.

5- Estilos de Liderança
– Estilos de liderança: único ou situacional?
– Identificando os valores e crenças do líder;
– Impacto e alinhamento do seu estilo com o da empresa;
– Conhecendo a liderança situacional;
– Estilos de liderança versus maturidade da equipe;
– Avaliação da equipe não conceito liderança situacional;
– Planejando as mudanças e melhorias na liderança;
– Banco de informações da equipe x lider x resultados.

6- Coaching e a Liderança
– O que é coaching;
– A relação de coaching e liderança;
– Ferramentas de coaching;
– Perguntas poderosas – a arte de perguntar e fazer pensar;
– Feedback e coaching.

7- Líder Coach: O que é e como se tornar?
– Desenvolvimento de pessoas;
– Ferramentas efetivas para desenvolvimento de pessoas;
– Delegação e empoderamento;
– Roteiro de coach;
– Plano e prática.

8- Comunicação e Relacionamentos
– Por que o processo de comunicação afeta os relacionamentos, a produtividade e a qualidade de vida nas empresas;
– PNL aplicada a comunicação;
– Como esta sua comunicação? Qual seu maior canal de comunicação? Você sabe ouvir?
– Principais fatores que dificultam ou facilitam a comunicação interpessoal e interdepartamental;
– Como melhorar o processo de comunicação;
– Ferramentas de comunicação;
– Perfis dos comunicadores (canais de comunicação e estilos de receptores);
– Atitudes facilitadoras da comunicação;
– Atitudes comunicativas na prática da liderança;
– Simulações e práticas.

9- O Processo de Feedback
– Relação entre comunicação, feedback, estilo de liderança e conflitos interpessoais e interdepartamentais;
– Feedback assertivo;
– Técnicas de feedback;
– Principais indicadores de feedback assertivo;
– Prática do feedback.

10- Delegação e Planejamento do Tempo
– Delegar o que, como e para quem;
– Porque delegar;
– Delega-se para multiplicar o poder e não para perdê-lo;
– Causas mais comuns da não delegação;
– Erros na delegação versus resultados ineficazes;
– Delegar versus planejamento do tempo;
– Importante, urgente e prioritário;
– Desperdiçadores de tempo.

11- Liderança com Influência
– Liderança pela influência;
– Padrões de influência;
– Princípios universais de influência;
– Como podemos aplicar técnicas de influência em nossa liderança;
– Influência versus Poder.

12- Planejamento e Foco para Resultados
– Impacto da liderança com foco em resultados;
– Gestão de pessoas versus gestão processos;
– Planejamento e metas;
– Orientando a equipe para a alta performance;
– Gestão do desempenho como ferramenta para o gestor;
– Motivação de profissionais e equipes para resultados;
– A importância do empowerment;
– Aprimoramento contínuo do líder focado em resultados.

  • Coordenação e Equipe de Facilitadores

Lúcia Tinoco – Gestora do Núcleo de Treinamento e Desenvolvimento da Wiabiliza Soluções Empresariais

foto_luciaPsicóloga e consultora na área de planejamento e desenvolvimento de RH.
• 24 anos de atuação profissional, dedicados ao desenvolvimento humano, relacionamento interpessoal com foco estratégico nas áreas de RH e Marketing de Relacionamento.
• Psicóloga Organizacional, pós-graduada em Desenvolvimento Humano. Dinamicista de grupo e habilitada na Metodologia MBTI de Inventário de Personalidade e Teoria DISC. 15 anos atuando como consultora de empresas realizando Diagnósticos Organizacionais, soluções educacionais em Gestão de Pessoas e implantação de áreas e processos de Gestão de Pessoas, (Competências, Clima Avaliação de Desempenho, Programas de Trainees Estagiários).
• Gerenciou projetos de sensibilização para mudanças, estudos de aplicabilidade de modelos de gestão e ferramentas de avaliação, planejamento e desenvolvimento de carreira.
• Consultora e coach em segmento financeiro, serviços, indústria e varejo.
• Acumula mais de 15.000 horas em treinamentos e workshops, aproximadamente 2.200 assesments executivos e 2.500 horas de coaching.
• Formação Coach pela ICI (International Coachi)

  • Informações

Wiabiliza São Paulo: (11) 5584-8570

Wiabiliza Ribeirão Preto: (16) 3235-5385

E-mail: treinamentos@wiabiliza.com.br

Ou preencha seus dados no formulário ao lado “PRÉ-INSCRIÇÃO / DÚVIDAS” que entraremos em contato!