“Se antecipar às tendências é uma das melhores formas de estabelecer vantagem competitiva.”

A definição de um plano estratégico possibilitará formular ou revisar o posicionamento da empresa e estabelecer metas tangíveis que possibilitem crescimento estruturado, com base em uma análise aprofundada do momento atual (macro e micro ambiente).

Prever as ações do mercado oferece segurança para que decisões sejam mais assertivas e projetadas para atender os objetivos da organização. É uma forma de medir os resultados e se preparar para o futuro.

E tão importante quanto fazer um planejamento é garantir a sua execução. Mais do que desenhar um plano de ação, auxiliamos a implantar o planejamento estratégico em um processo de acompanhamento constante, porque sabemos que o mercado é dinâmico e as empresas precisam dessa flexibilidade para alcançar resultados.

Além de capacitar e treinar pessoas, trabalhamos com o engajamento de colaboradores, porque sabemos que comprometidos com o objetivo comum eles trarão muito mais resultados para toda a organização.

Processo de Desenvolvimento

  • Analisar retrospectivas e tendências: obtenção de informações sobre a atuação da empresa nos últimos anos e estudo de mercado para avaliar projeções relevantes para a construção da estratégia.

  • Analisar o ambiente: empresa (produtos, área de RH, comercial, financeiro, processos), mercado (fornecedores, intermediários, clientes, concorrentes) e macro ambiente (fatores externos que impactam a empresa).

  • Revisar e priorizar os objetivos.

  • Revisar as metas.

  • Estabelecer critérios de avaliação de iniciativas: parâmetros que permitam selecionar e priorizar as iniciativas para validar se estão alinhadas ao objetivo e seu grau de importância.

  • Selecionar iniciativas estratégicas.

  • Alinhar o orçamento às estratégias selecionadas.

  • Formatar o plano estratégico.

Benefícios

Maior flexibilidade
Agilidade na tomada de decisões.
Maior conhecimento dos concorrentes.
Melhor comunicação entre os funcionários.
Maior capacitação dos colaboradores.