“A recompensa justa que motiva o colaborador e traz equilíbrio interno.”

No mundo competitivo que vivemos hoje, as empresas precisam de esforço para manter e contratar profissionais que possam contribuir significativamente para o negócio. Nesse contexto, nada melhor do que criar uma estrutura que permita que os funcionários se adaptem às necessidades do cargo e que tenham uma remuneração justa.

Infelizmente é muito comum que haja descompasso entre os cargos descritos e as atividades exercidas pelos colaboradores dentro de uma organização. As razões podem ser diversas, desde um crescimento desordenado até a obsolescência da estrutura determinada inicialmente. Para que isso não ocorra, a descrição de cargos deverá ser bem detalhada, com base na reunião com gestores e equipe, a fim de estabelecer uma correlação entre as atividades previstas, realizadas e remuneração ideal.

A Gestão de Cargos e Salários faz parte das políticas e práticas essenciais para a gestão de pessoas. As atividades de uma pessoa dentro do contexto empresarial determinam seu cargo, sendo a remuneração a recompensa por sua realização. Um Programa de Cargos e Salários poderá gerar diferencial competitivo para a organização, uma vez que pode ser responsável pela motivação do colaborador e melhor definição das estratégias de remuneração.

Processo de Desenvolvimento

  • Reconhecer a estrutura hierárquica vigente e compatibilizá-la ao número de cargos necessários, uma vez que impactam diretamente sobre os salários e folha de pagamento.

  • Preparar descrição dos cargos, com vistas a otimizar o número de níveis de comando.

  • Padronização dos títulos de cargos, alinhando-os ao mercado e as demanda internas, devido a influência que exercem nos salários.

  • Avaliação e classificação dos cargos, considerando as estratégias da empresa e equilíbrio interno.

  • Pesquisa de salários, benefícios e de práticas de RH, adotando referências de mercado e banco de dados da Wiabiliza.

  • Elaboração de curvas, tabelas salariais e análise de enquadramento dos colaboradores, com base nas estratégias da organização e demandas de mercado.

  • Estabelecimento das políticas do programa relativos a mérito, promoção, aproveitamento interno, criação, extinção e reclassificação de cargos.

Benefícios

Estruturação de política salarial que contribua para atração, motivação e retenção de talentos.
Promover o equilíbrio interno por meio da lista de cargos, responsabilidades e resultados esperados.
Definir o perfil e competências de todos os cargos.
Promover o alinhamento entre os salários praticados pelo mercado e pela organização avaliada, dentro do seu segmento de atuação.