“Cada empresa é única e precisa de um desenho organizacional com o tamanho exato para atender as suas demandas.”

Em muitos casos o descontentamento com os resultados pode ser ocasionado por uma estrutura desajustada com as necessidades internas ou externas. A racionalização da estrutura organizacional é um processo de revisão do organograma que fornecerá sustentação para operar no nível que a empresa demanda para ser mais eficiente e competitiva no mercado. É um trabalho de análise detalhada e constante de processos, pessoas, sistemas, indicadores e informes gerenciais.

O descompasso entre a estrutura organizacional e as necessidades da empresa pode ocasionar graves problemas de custos e/ou entregas. Uma estrutura inflada pode exigir investimentos desnecessários, ao passo que uma estrutura reduzida pode comprometer as entregas e ocasionar conflitos de interesses.

Definir a quantidade de níveis hierárquicos, colaboradores e responsabilidades facilita o intercâmbio de informações dentro da empresa, eleva a produtividade e a qualidade das entregas.

Você está certo de que a estrutura da sua empresa tem o tamanho adequado para o seu negócio?

Processo de Desenvolvimento

  • Diagnóstico da empresa: reunião com pessoas chave da equipe, análise da estrutura atual, atividades realizadas, habilidades e competências da equipe, as fronteiras entre as funções, procedimentos, TI.

  • Plano de reestruturação: consultores revisam a estrutura atual, comparam com modelos tradicionais e avaliam junto com os gestores das áreas possíveis pontos de melhoria, alinhados aos objetivos estratégicos e operacionais da organização.

  • Implantação: para que o novo modelo seja implantado e executado, a Wiabiliza auxilia no processo de gestão da mudança, sensibilizando e engajando todos os envolvidos no processo.

Benefícios

Melhora significativa da qualidade operacional.
Otimização de recursos.
Ampliação e eficiência dos controles internos.
Transparência e padronização de processos.